domingo, 22 de março de 2009

Algumas Palavras para a Moça que vai Casar



São tantas coisas para desejar que perco-me diante desse turbilhão de sentimentos que transbordam em ti e respingam em mim. Parece que minhas palavras tornaram-se pequeninas e sem importância próximo a tanto nervosismo e expectativas. O que posso fazer contra as palavras que chegam para você através de mim – pergunto (sem interrogação). Seria uma luta vã, por isso, me rendo e continuo a escrever. Escrevo sem saber o que virá, apenas pela necessidade em escrever/falar. “Sim, todo amor é sagrado.” Casar é algo além de ir morar junto. É eleger e ser eleita. Escolher e ser escolhida. Casar é multiplicar. É somar. Cuidar e ser cuidada. Proteger e ser protegida. É amar por amar. Amar o amor por ele próprio. Às vezes é odiar amar tanto uma pessoa. É doação. É sonhar o mesmo sonho para que assim sua realização tenha mais força. É uma aliança. É querer, realmente querer, é querer sentir para sentir querer com certeza. Até que não se tenha mais certeza para desejar querer todos os dias. Como se fosse à primeira vez. É beijar todos os dias como se não tivesse beijado antes. “A coisa mais fina do mundo é o sentimento”. É descobrir as esquisitices do outro e fazer um esforço para entender e achar normal. É lembrar de Caetano. “De perto ninguém é normal”. É conhecer-se a partir do outro. É não saber quando começa o outro e termina você. É não querer ver, mas querer por perto. É realinhar seu mundo a outro mundo. É perder para poder ganhar. E em meio ao amor é descobrir-se apaixonada como uma adolescente. Apaixonar-se amando! Acordar no meio da noite e descobrir que você tem um par de pernas a mais e ser feliz com isso. É companheirismo. “Há mulheres que dizem: Meu marido, se quiser pescar, pesque, mas que limpe os peixes. Eu não. A qualquer hora da noite me levanto, ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar. É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha...” É amar além do amor. É unir-se ao conhecido desconhecido. Laçar o enlace. Revelar-se inteira. É ter medo e ao mesmo tempo dispor de coragem. É querer devorar o outro. Devorá-lo, lentamente. Senti-lo passar por todas as partes do seu corpo. Devorá-lo para que ele não saia mais e ter certeza que faz parte de você . É querer enxergar com outros olhos a mesma coisa para sentir o outro cada vez mais. É querer estar dentro, tão dentro e embebedar-se e não ter ressaca. “No inverno te proteger, no verão sair pra pescar no outono te conhecer, primavera poder gostar no estio me derreter pra na chuva dançar e andar junto...” Seja feliz até quando não puder ser... Apenas seja feliz!

E Ela responde assim:

Que belas e lindas palavras,
Obrigada. Lembrando-me de Machado de Assis, recolho-me na minha insignificância de ser, reconhecendo a minha fraqueza diante delas (seus versos-palavras), e entrego-me à alegria e às lagrimas que insistem percorrer o meu rosto.
Muito grata,
Jil,
ps.: um abraço bemmmmmmmmmm afetuoso de agradecimento, em nome da família Bazzo.


Lindíssima, obrigada você pelo carinho constante.



12 comentários:

Cileninha Farias disse...

Olá, sou amiga e afilhada da Mi (Mileide). Ela me enviou o teu blog ontem. Desde ontem que estou encantada com teu blog, com a maneira que você escreve, com tudo. Tô gostando muito e me sinto muito bem lendo teus textos. Você me lembrou muito o Caio Fernando Abreu e Clarice. Li um texto teu chamado “Uma Saudade Infinita...” e fiquei com os olhos rasos de lágrimas. Lembrei bastante do meu Avô. To adorando esse teu blog! Beijos. Cileninha

Anônimo disse...

Olá, sou amiga e afilhada da Mi (Mileide). Ela me enviou o teu blog ontem. Desde ontem que estou encantada com teu blog, com a maneira que você escreve, com tudo. Tô gostando muito e me sinto muito bem lendo teus textos. Você me lembrou muito o Caio Fernando Abreu e Clarice. Li um texto teu chamado “Uma Saudade Infinita...” e fiquei com os olhos rasos de lágrimas. Lembrei bastante do meu Avô. To adorando esse teu blog! Beijos. Cileninha

Poetinha Feia disse...

Se é afilhada e amiga de Miloca sua visita e seus comentários serão muito bem vindos.
Esse texto "Uma Saudade Infinita..." escrevi aos prantos, sentindo a saudade doer na alma.

Eu me sinto honrada por ter despertado em vc Caio Fernando Abreu e Lispector. Eles são maravilhosos. É uma pena que Caio Fernando não seja tão lembrado como deveria ser. E Lispector é minha paixão, meu amor...

Obrigada pela visita!

Espero vê-la por aqui sempre.

Empoemamento disse...

"Sim, todo amor é sagrado".

Sim!
Ela-Linda disse para Ele.
Sim!
Ele disse para Ela-Linda.
Diante de todos, do Parde e de Deus.

Juraram amor "eterno". Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença etá que a morte os separe!

Sim, eles se beijaram.


Sim, Eles receberam chuva de arroz na cabeça batizando e sacralizando mais ainda o momento na saída da igreja.

Sim, eles forma à Festa.

Sim, Ela-linda (completamente) jogou o buquê.

Sim, Eles sairam de fininho (à francesa)para a lua de mel.

Sim, agora Eles caminham para o futuro.

Sim, que sejam FELIZES PARA SEMPRE!
Como nas histórias da carochinha, até que o sempre dure!

Sim, Este Amor é Sagrado!


P.S:. Sim, este texto é lindo e sagrado como todo Amor, porque ele é cheio de Amor!


Beijos Vermelhos...

Anônimo disse...

Obrigada!! um abração!!!

=***

Carla Ceci disse...

O que seria dos padres, juízes de paz,pastores etc, após ouvirem suas palavras? Perderiam os "empregos"?
Simplesmente lindo minha gorda mais linda.

# Poetíssima Prida disse...

Me deu até vontade de casar agora sabia?
Mas eu só aceito se for gostoso como o seu texto poeta amiga.

Me senti em êxtase com isso : 'É eleger e ser eleita. '

Muito tocante, usar palavras tão usuais e torná-las belas, é isso o trabalho do poeta: sentir diferente as palavras. Ousadas somos nós por sentí-las assim. rsrs.

Venho aqui todo dia, mas nem sempre tenho tempo de postar, perdão.

Eu simplesmente, amo te ler.
E saber que já respirei o mesmo ar que tu, me deixa metida.
'Eu sei de quem são aqueles olhinhos'. rsrrsrs!
Sim, sim, eu sei!

Parabéns!

Poetinha Feia disse...

Miloca/Chico

Sim obrigada pelas palavras carinhosas!

Sim, fico assim sem saber como agradecer tanto carinho, mas aprendi a agradecer e agradeço-lhes do fundo do meu coração.

Sim, venham sempre me fazer feliz!

Sim, tenho orgulho de tê-los em minha vida.

Sim, (outra vez) obrigada por empoemar a minha vida.

Sou ainda mais poeta quando leio seus versos. Sinto-me uma poetaça daquelas.

Sim, amo vocês!

Não me canso de repetir isso.

Amo!

Obrigada.

Um Cheiro!

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Carlinha,

Obrigada pelos comentários. Tão lindos. Precisos e eternamente necessários.
Eu bem que queria demitir muitos padres, juízes de paz e pastores, porque acho que não deve ser uma obrigação celebrar uma união e sim um prazer. Talvez eles tenham perdido as contas de quanto casamento já celebraram, mas eu celebraria cada um de uma forma. Conheceria as histórias dos noivos e encheria de músicas e versos.

O amor não é uma obrigação. É uma celebração.

E por celebrar tanto a vida eu tenho muita sorte em ter encontrado você.

OS Eu amo quando você me chama de gorda. Só você pode. Só você eu deixo. Ficamos combinadas em assim. Eu: Gorda. E você: Magra.

Um Beijo Grande!

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Minha Poetíssima,



Case-se! Rsrs
A coisa mais importante é o amor. E o amor é realmente contagiante! Eu amo amar. Minha malhação preferida é amar.
E cada dia que passa sinto que posso amar mais um pouco.

¨¨Nem que eu bebesse o mar encheria o que tenho de fundo¨¨

Eu só sei escrever assim. Usando palavras que conheço. As que não conheço tão medo e prefiro deixá-las quietas!

Obrigada pelas visitas constantes. Ando tão apressada que também nem conseguir deixar um recado para você em seu blog.
Pedirei um tempo ao tempo para fazer as coisas que preciso. E irei visitar-te.

Aguarde-me!

Um abraço!

Empoemamento disse...

"Nem que eu bebesse o mar, encheria o que eu tenho de fundo"


Perfeito!


Placs, placs, placs. (aplaudindo!)

beijos daquela cor...

Eu e ChicO!

We love you too! Não sabemos se é assim que escreve. Mas ousamos um "ingrês"

Empoemamento disse...

Ahhhh, que fofo, eu não tinha visto, A Cicci passaou por aqui!

Muito bonitamente inteligênte essa garota, além de Poetica feito vc!!


Mais beijos vermelhos...

Pedro Laurentino disse...

Casar é um prêmio, é uma conquista a que ninguém tem direito quando começa, tem que ir aprendendo a dignidade com a vida... Lembrei dos seus conselhos, do repertório, da escolha de cores e sabores e detalhes... casar é delicioso como o seu texto!

Empoemamento disse...

E a beleza maior da respota está nas entrelinhas, no que não é palpavel, mas salta diante dos olhos de quem as conhecem! ! ! !


beijos vermelhos, às duas!


Mi e Chico!