quarta-feira, 4 de março de 2009

Algumas Palavras para Ela ou Uma Pequena Declaração

Calma! Preciso de um cadinho. É cadinho. Cadinho de quê? Cadinho de um bocadinho. Bocadinho de tempo para organizar as palavras. Só mais um cadinho... Já estou escrevendo. “Um instante maestro!” Meu coração é assim quando ele tem pressa em falar não espera o momento certo. Ele faz o momento. Meus dedos apenas obedecem. Somos escravas dele. Deixemos de falar do meu coração e vamos ao que interessa. Há certa urgência em escrever as próximas palavras. Mas o que eu, uma aprendiz de poeta, poderia falar sobre/para ela, porque ao avistá-la parece que tudo já foi dito. E ao vê-la sorrir não têm mais dúvidas. Porém mesmo assim aí vou eu arriscar algumas palavras arriscadas. Se eu afirmasse que ela é bela isso não seria um elogio. Isso seria um pleonasmo. Mas como não falar em sua beleza se à primeira vista é isso que encanta e quando a conhecemos percebemos que a sua beleza está além daquela que vemos. O que há por dentro transpõe e ela se torna ainda mais bela. (Se é que isso é possível!). Bela mesmo são suas palavras às ditas e as escritas. Sua oratória muito bem apresentada. Cada palavra pronunciada de maneira exata. E eu ali pensando em como aquilo era bom. Por alguns minutos eu quis ter tudo aquilo e fazer parte. Eu quis que ela fizesse parte da minha história para que assim eu pudesse fazer parte da história dela. E mesmo que minha participação fosse ínfima a minha felicidade seria infinita. Os outros minutos eu planejava uma forma de levá-la para os federais assim eles seriam contagiados pela sua sensibilidade terna. Mas os federais ainda não estão preparados para recebê-la. Ela está a mil passos a frente deles. Os minutos finais foram de agradecimento por estar ali e por ela permitir-me estar fazendo parte daquele momento mágico. Eu estava e ainda estou em estado de felicidade. Felicidade pura! E ainda nem falei sobre a beleza de suas palavras escritas, pois o primeiro encantamento que tomou-me foram elas. “Estou a espera das palavras... elas resolveram me dar férias e, por isso, sinto-me tão oca, sem poesias, sem movimentos, sem ritmos... mas elas virão e eu estarei preparada para recebê-las, acolhê-las.” Esse lindo poema foi escrito por ela apenas para demonstrar sua falta de inspiração em escrever. Pergunta: Como seria se ela estivesse inspirada? Gostaria de saber expressar-me com tamanha sensibilidade e delicadeza. Aí sim eu seria uma POETA dessas de mão cheia, mas enquanto estou aprendendo sou Poetinha. Delicadeza essa é a palavra que estava procurando já que quando a vejo essa é a palavra que meu coração sopra em meu ouvido. Há outra que também gostaria de oferecer-lhe: suavidade. Eu tenho uma rápida impressão que você já sabe dessas coisas todas que insisto em escrever aqui. Algumas pessoas talvez não percebam o quão bela é você e toda a sua suavidade. Às vezes é preciso afastar-se para compreender o belo. Até este momento nem revelei o seu nome. Vamos a ele? Jil-linda-vania, ops! Jilvania Linda... Agora eu consigo. Jilvania Lima. Esse nome simboliza delicadeza e suavidade. Bem, Jil-linda, meu coração insiste em chamá-la assim e eu não tenho forças e nem posso contrariá-lo. Sou apenas uma serva dele. E hoje ele me diz que sou uma pessoa um pouco delicada, pois fui contagiada com a sua delicadeza. Como beleza não é contagiante sigo mais uma vez como Poetinha Feia. Ainda (Ainda é minha muleta) nem falei que pertencemos à mesma família Lima, mas isso é tema para um novo texto. E para finalizar quem gostou bate palmas!

E por falar na beleza das palavras dela, ela escreveu para mim:

Olá minha Grande Poeta,

Desejo que, ao iniciar a escrita desse texto, as palavras, cientes que elas são dedicadas à você, venham ao nosso encontro e meus dedos consigam a elegância e a beleza necessárias para desenhá-las nessa tela em quase branca, ainda com o desafio de driblar a desconfiguração do teclado do computador...

Estão me desafiando a escrever sem perguntar, ainda assim pergunto; a escrever sem me espantar - espanto filosófico -, ainda assim não desanimo e insisto em buscar outros recursos que a língua me oferece para contornar a situação posta. Não dispondo dos principais sinais de pontuação, como exclamação, interrogação, parênteses, dois pontos, entre outros mais utilizados por mim, fico ainda mais ousada. A limitação e a negação imposta pelo mundo dos homens, ao contrário do efeito esperado comumente, em mim, provocam outras ressonâncias, fico mais fortalecida e desafio as leis humanamente colocadas no plano "real". Não aprendemos que a realidade é uma construção social - pergunto.

Quero que saiba ainda que eu ensaiei, algumas vezes, uma resposta à sua altura. Ouvindo os belíssimos presentes que você delicadamente brindou à minha alma, em especial o texto escrito-musicado na voz-intrepretação de Mileide-ChicO, não pude conter as lágrimas, testemunhas da minha humanidade, testemunhas da minha grandeza-e-fraqueza de ser humano...

Queria, nesse instante, ser capaz de invadir a tela e, no momento dessa sua leitura, falar-ler cada letra que se segue como poesia. Mas, o que é mesmo a poesia, se não a possibilidade de materializar o im-possível - pergunto.

Assim, minha Linda Poeta, Poeta Linda, desde sempre, havia observado que derivamos de um fragmento de uma mesma matriz ancestral - LIMA, sendo outra derivação a presença em comum de Mileide SANTOS, simplesmente e imbricadamente ChicO.

Fico por aqui. Essas, entre tantas outras palavras, gostaria de lhe dedicar nesse momento-instante e, porque ele existe, impregnada da força poeta de Cecília, podemos ser Poetas...

Um abraço afetuoso e com toda a minha imensa gratidão, e como agradecer é celebrar a vida, escrevo-lhe O B R I G A D A.


Jilvania Lima, Jil


Apenas faço desse verso minhas palavras:
"De virada desço o queixo e rio amarelo"

Quem gostou, mais uma vez, bate palmas!




11 comentários:

Empoemamento disse...

Poetíssima,


foi assim, este texto-poema-lindo, como tudo que vc faz, eu o li antes de todos. (?) Acho que talvez, sim!

Você me deu ele e eu o li logo. Devorei, na aula mesmo.

Eu me emocionei primeiro. Aí eu pensei: poxa, Tem gente(você!) que escreve tão bonito, tão verdadeiro...

Mas este texto não poderia ser lido para todos àqueles do qual pensamos (você) primeiro.

Este texto é especial, para alguém especial e feito por alguém especial. Ele é todo especial.

E eu tive a honra de ler para Ela.
Eu não levantei a cabeça e nem sei se li direito e com a dignidade que merecia, mas eu li. E ela gostou do que ouvia. Gostou tanto que chorou. Eu não vi, só ouvi. E depois tudo que ela falou sobre vc...

Vocês têm uma conexão perfeita. Vocês se entendem: de poesia para poesia. De pessoa para pessoa. De professora para professora. De amiga para amiga, Vocês são poetas uma da outra. E graças a Deus eu fico no meio. Só ouvindo e vendo e fazendo parte de um modo ou de outro.

Lendo nervosa, pq eu sabia que ela estava muita atenta. E eu tremi um pouco. Da proxima eu melhoro!

Ele, o texto, me fez lembrar: simplicidade e gandeza ao mesmo tempo.

Amar só pelo próprio amor. Sem mais... Sem interesses ou comercios.

E eu pensei, com uma inveja branda, sincera, humilde e até bonita, eu confesso, se eu merecesse um txto assim um dia... Sem pedir. Carinho por carinho mesmo. Como como aconteceu com vcs, Seria a coisa mais bonita para mim.

Quando vc me ligou à tarde, eu queria te dizer isso, mas as pessoas que estavam ao meu redor também não mereciam o que eu queria te dizer nem o texto tão lindo. Elas eram frias em demasiado. Tem gente que é assim: frio e te esfria até a coragem.

Mas vc é "quente" no que diz e para quem diz. "Quente" leia-se sincera. Que me deu vontade de mergulhar no texto e fiocar lá. E me despertou sentimentos tão bonitos, mesmo.

Este texto é lindo e significativo.

Você são lindas e significativas.

Eu as AMO Muito e mesmo vocês.


Obrigada por estarem sempre por perto. E por me permitirem este intrometimento!


Beijos vermelhos, desta vez, só Mi!

Anônimo disse...

Poetinha!!!!!!!!!!!!!!! Fez a Drª Amorosidade chorar!Não de dor ou tristeza, mas com profundos suspiros e lágrimas teimosas em continuar a cair sempre foi linda a leitura num carro em movimento num doce silêncio ouvinte meu de Carol...Poeta que Deus conserve e mantenha teu coração puro e tua mente locamente sadia e seu talento em mostrar o abstrato (porra foi de fuder vei!Brocaaaaaaaa)
Bjo

Anônimo disse...

"(porra foi de fuder vei!Brocaaaaaaaa)"


As palavras de Elque sim, traduzem exatamente o que foi o momento: "BROCA!"


Vocês são lidas e nós estamos sempre a aplaudir:

Plac, plac, plac!
Mais forte: placs, placs, placs...

Mais beijos vermelhos...

Mi e ChicO.

P.S:. CihcO ficou com ciúme de não ter posto o nome dele no post anterior! kkkkkkk, daí foi que voltamos!

Anônimo disse...

Putz,

sem comentários.


Só batendo palmas.

Linda demais!


Beijos vermelhos...


Mi e ChicO.

Poetinha Feia disse...

Miloca,

O texto escolheu a pessoa perfeita para ser interpretado. Você e sua lírica leram do jeito que ele pediu para ser lido.
Sim, você foi à primeira pessoa a senti-lo. Eu também me emocionei com essas palavras, porque elas são puras e verdadeiras. E outra vez você tinha razão quando veio me falar tão tímida que esse texto não poderia ser lido para todos, porque algumas pessoas talvez não entendessem a delicadeza dele. Esse é um texto muito especial. Foi escrito para uma pessoa especial.
Quando você me descreveu a cena, tive uma vontade enorme de estar lá ao seu lado ouvindo você lendo tudo para ela. Palavra por palavra. Linha por linda. Sentir sua respiração em cada ponto em cada vírgula. E aí eu poderia falar para você a partir de qual momento o choro foi brotando daqueles olhos brilhantes.
Eu acho nossa conexão perfeita. Nossa: eu, você e ela. Sim somos poetas uma das outras. E você não é uma mediadora. Você não está “no meio”. Você é a peça principal, porque sem você eu não a conheceria. Você faz parte do todo.
Eu acredito no amor em todas as relações e se amassemos mais e nos preocupasse menos seríamos mais felizes. Eu amo pelo simples fato de amar e distribuo meu amor às pessoas que me cercam e graças ao nosso Senhor, eu cercada de pessoas maravilhosas.
Devo confessar que o seu texto há muito tempo está pronto. E carinho por carinho mesmo o seu texto é tão especial quanto você.
Não se preocupe com as pessoas ao seu redor. Penso que elas nem sabem o que é amar. Não deixe ninguém esfriar suas emoções, seus sentimentos. Somos quentes. Somos poetas. Somos felizes.
Eu amo muito você!
Obrigada por me permitir fazer parte. Obrigada por acrescentá-la em minha vida. E o intrometimento foi meu.

Beijos vermelhos e rosas, só da Poetinha Feia!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Elque,

Drª Amorosidade!! Eu amei isso e um quem sabe um novo texto por aí. Quando vocês falam eu tento visualizar essa cena, mas me perco. Como eu gostaria de estar lá ouvindo cada suspiro e suspirando junto. Enxugando as lágrimas e chorando junto. Você e Carol foram pessoas importantes naquele momento – palavras da Drª.
Eu realmente espero que o Senhor nos conserve mantendo nosso coração puro e nossa mente pura.
Temos uma estrada a ser caminhada...
Obrigada pelas doces palavras e pelo silêncio dando o tom certo a leitura.
Como já disse antes eu sempre quis brocar... bjo!

Comel disse...

Nossa... O que dizer diante da grandeza humana de Ser-poeta desses seres maravilhosos, pergunto. Creio que somente se deixar-ser passagem, caminho, travessão e atravessando também na dimensão do amor, que simplemente ama a dávida de ser-estar entre os gênios, os grandes, os sensíveis, os inteligentemente humanos, porque criam situações para ativar o amor-de-si-mesmos... Um abraço afetuoso, daquela que é simplemente aprendiz... Com o silêncio necessário para ser-estar-deixar-ser, assino Jilvania Lima - Jil, simplemente Jil. Obrigada, Elque, ChicO-Mileide-ChicO, Carol, Liliam-GrandePoetaGrande... e agradecimentos a quem mais chegar...

Comel disse...

Ah... Como "eu realmente espero que o Senhor nos conserve mantendo nosso coração puro e nossa mente pura." ...

Pedro Laurentino disse...

Palma Palma!

Empoemamento disse...

Quem gostou bate palmas!


Eu já estou com as palmas das mãos ardendo, mas não consigo parar:

Plcs, placs, placs, placs, placs, placs, Mais forte, mais forte e mais forte e o público vai ao delírio!


Eu amo vocês:

A escritora-poeta e linda!
A homenageada-poeta-linda e orgulhosamente: minha Pró!
E as minhas queridas da platéia que com todo esse silêncio dando o tom certo a tudo, fizeram o momento muito mais belo! !

"Sim, que Deus conserve nossas mentes, almas e corações puros!"



Amo-amo-amo e amo vocês!

Aplaudo, aplaudo, aplaudo e aplaudo vocês!

E reverencio!


Beijos vermelhos,


Mi e ChicO!

Rosinha disse...

Não entendi... ¬¬¨
Nunca mais me visitou... Chata.

Poetinha Feia disse...

Jil-linda

Parafraseando:

O que dizer diante da grandeza humana de Ser- Drª Amorosidade desses seres maravilhosos, pergunto.
Eu sempre me calo diante de suas palavras. Penso em coisas inteligentes para escrever e falar-lhe, mas tudo parece tão vago e eu me perco. É bom, é muito bom estar entre os gênios. Obrigada por permitir-me conhecer sua genialidade.
"De virada desço o queixo e rio amarelo"
Obrigada! Muito obrigada pelas belas palavras.
Um dia serei “Liliam-GrandePoetaGrande”.
Enquanto o dia não chega sigo Poetinha Feia...

"eu realmente espero que o Senhor nos conserve mantendo nosso coração puro e nossa mente pura." ...

Um Beijo Grande!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Predo, Meu Poeta Lindo!

Obrigada pelas palmas! Estava outro dia lembrando do exato momento que descobri a sua poesia. Aquele caderno escrito a lápis. Aquele blog. E lá estava eu completamente sua fã.
Obrigada pelo carinho!

Beijo Grande!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Mila / Chico

Eu é que deveria bater palmas para vocês. Tão múltiplos e talentosos.
Eu também amo você.
Eu ainda sou aprendiz de poeta e escritora. Poeta nem sei mais, mas escritora gostaria um dia se a vida permitisse.
Pôxa! Essa é uma das razões que lamento em ter deixado a FJA. Não ser aluna dela, mas quem sabe. Tenho um caminho a ser percorrido.
Obrigada por dividir comigo essa pessoa maravilhosa. Você é muito generosa. Eu sou egoísta. E possessiva. (rindo muito (gostei disso!))
A platéia foi escolhida por você. O local da leitura também. Então o sucesso já estava garantido. Eu apenas escrevi o óbvio.
E enquanto o Senhor permite “meu coração puro e minha mente pura” continuarei a escrever.

Beijos Rosas (dos meus)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Rosa (Toquinho)
Seu blog está emperrado. Leio tudo e comento nada. Veja aí logo. Um beijo!